Foto: Renan Mattos (Diário)
A chuva que voltou a atingir a Região Central na manhã desta quinta-feira causou preocupação aos moradores das cidades que estão em situação de emergência. Em Rosário do Sul, o Rio Santa Maria continua 7,68 metros acima do nível e cerca de 600 pessoas continuam fora de casa, abrigadas no Ginásio da Escola Municipal Oliveiro Thaddeo ou em casas de familiares.
Saiba como ajudar famílias que foram atingidas pela chuvarada na Região Central
Conforme a prefeita Zilase Rossignollo Cunha (PTB), chove forte desde às 11h40min e o nível do rio, que havia estabilizado ontem, voltou a subir alguns centímetros. Até as 17h desta quinta, já havia chovido 80 mm na cidade. Por enquanto, a Defesa Civil não vai retirar mais moradores das casas, porque eles já tinham evacuado uma área maior do que a atingida.
Já em São Gabriel, são quatro famílias que permanecem desalojadas por conta do temporal dos últimos dias. Desde o início desta manhã, conforme a vice-prefeita, Karen Aline Lannes Lopes (SD), chove forte e constante na cidade. De acordo com dados do Inmet, entre 10h e 17h de hoje choveu 63 mm na cidade. Até o momento, segundo dados repassados pela Defesa Civil, o Rio Vacacaí subiu 40 milímetros, e a previsão é de que, até o final do dia, o nível fique ainda mais alto.
Governo do Estado destina horas-máquina para a recuperação das estradas em São Gabriel
A Defesa Civil monitora as áreas de risco, mas não há previsão de retirada de mais pessoas de casa.
O Rio Jaguari, que banha o município de mesmo nome, está 6,1 metros acima do nível desde segunda-feira. Na semana passada, ele chegou a ficar mais de 10m acima do nível e 18 pessoas chegaram a ficar desalojadas. Hoje, não há pessoas fora de casa do município, mas a prefeitura teme que com as novas chuvas as áreas próximas ao rio precisem ser evacuadas novamente.
CINCO CIDADES EM EMERGÊNCIA
Além de Rosário do Sul e São Gabriel, outros três municípios da região também decretaram situação de emergência. Em São Francisco de Assis, conforme o Rubemar Paulinho Salbego (PDT), ainda há 150 pessoas desalojadas no município. Trata-se de moradores do balneário do Jacaquá, que precisaram sair de suas casas após o rio subir cerca de 7 metros. O prefeito estima que hoje tenha chovido cerca de 150mm no município. Algumas localidades do interior estão sem energia elétrica desde segunda-feira.
Em Lavras do Sul, o maior estrago é nas estradas do interior e também na agricultura.
Em Caçapava do Sul, pelo menos 9 famílias estão desalojadas e 30 já solicitaram apoio da prefeitura para pedir algum tipo de ajuda, como móveis e alimentos. A Secretaria de Obras trabalha na troca de tubulações para melhorar o escoamento da água da chuva e evitar novos alagamentos na cidade.
PRÓXIMOS DIAS
A previsão para os próximos dias é de mais chuva na região. Conforme o meteorologista Caio Guerra, da Somar, nesta quinta-feira deve chover cerca de 60 mm na região. Amanhã, continua chovendo até a noite e a previsão é de que chova mais 30 mm.
Guerra explica que há uma frente fria atuando sobre o Rio Grande do Sul, que ocasiona as chuvas constantes. No sábado, a chuva perde intensidade e haverá pancadas isoladas. A partir de domingo pode haver tempo firme.
*Colaborou Janaína Wille